sábado, 25 de janeiro de 2014

Algarve


O Algarve é a província portuguesa mais a sul do país, tem uma área de 5.412 km2 constituída por o  distrito de Faro e dele fazem parte 16 concelhos.
          Distrito de Faro: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

O Algarve é uma província com uma extensa costa de areais dourados e águas mornas, conta também com encantos naturais que não são menos atractivos que as belas praias.
Região usualmente "dividida" em Barlavento e Sotavento.
Podemos dizer que no Barlavento Algarvio foram muitos os povos que foram deixando as suas marcas por estas paragens ao longo dos anos e com o decorrer das diferentes épocas e civilizações, sendo os Fenícios os que costumam ser apontados como tendo sido dos primeiros a marcar presença neste território, desta zona fazem parte os concelhos de Albufeira, Aljejur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.
Sobre o Sotavento Algarvio podemos falar sobre sobre os areais dourados a perder de vista com águas mais tranquilas e mais quentes, devido a proximidade do Mediterrâneo, ou o Parque Natural da Ria Formosa com paisagens lindíssimas, onde é fácil obter fotografias magnificas devido a beleza natural existente, desta zona fazem parte os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.
É a região turística mais importante de Portugal, graças ao seu clima temperado mediterrâneo, as águas são tépidas e calmas, tem também bonitas paisagens naturais, património histórico e uma belíssima gastronomia. 

Símbolos representativos da região
Esta região é, normalmente, associada por dois símbolos, as amendoeiras em flor e as chaminés algarvias.


Casa Típica
A casa, arquitectura algarvia tem uma forte influência árabe, deixada pelos mouros que por aqui andaram durante milhares de anos, os pormenores que mais distinguem estas casas são as açoteias, as chaminés decoradas e o branco da cal das paredes.





Traje Algarvio
Podemos ver a beleza do traje minhoto nos muitos ranchos existentes na região, onde uma das danças tradicionais é o corridinho, que é dançados aos pares ficando as senhoras por dentro e os homens por fora da roda, girando no mesmo lugar, movendo os pés de forma rápida.
O vestuário das senhoras é feito com tecidos de cores escuras e chapéu de feltro de aba direita que é colocado sobre um lenço dobrado na diagonal, caindo a sua ponta sobre as costas, também o traje dos homens é de roupas escuras.




Sem comentários:

Enviar um comentário