sábado, 25 de janeiro de 2014

Minho





O Minho é uma província portuguesa, Constituída por 2 distritos e 24 concelhos, sendo que 10 deles pertencem ao distrito de Viana do Castelo (Alto Minho) e 14 ao distrito de Braga (Baixo Minho).
          Distrito de Viana do Castelo: Arcos de ValdevezCaminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
          Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Povoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela.

Em poucas palavras o Minho é um paraíso verde de rios montanhas e vales, ao longo dos rios Ave, Cávado, Minho e Vizela temos panoramas de grande beleza, assim como a área montanhosa que abarca as serras Amarela, Gerês, Peneda, Soajo, planaltos de Castro Laboreiro e Mourela.
A cultura de milho e a criação de gado barrosão são duas das grandes produções da província, bem como o vinho verde, onde nos podemos perder na imensidão das suas vinhas.

Casa Típica
A casa típica desta região é feita com grandes blocos quadrangulares de granito dispostos em fiadas horizontais, com grandes lajes de pedra, nelas constam também um alpendre e o telhado era uma cobertura inclinada feita de colmo com uma chaminé estreita. São geralmente casas de dois pisos, normalmente no rés-do-chão ficava situada a pocilga, lagar e arrumos e a habitação ficava no 1º andar onde o acesso era feito por uma escada exterior.


Traje Minhoto
Podemos ver a beleza do traje minhoto nos muitos ranchos existentes na região, pois esta é rica em danças tradicionais, onde podemos salientar a Cana Verde, o Malhão, o Vira, etc... 
O vestuário das mulheres sobressai com as suas cores e acessórios variados.



Trás-os-montes e Alto Douro



Trás-os-Monte e Alto Douro é uma província portuguesa, Constituída por 2 distritos e 26 concelhos, sendo que 12 deles pertencem ao distrito de Bragança e 14 ao distrito de Vila Real.
          Distrito de Bragança: Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Corvo, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.
          Distrito de Vila Real: Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marte de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.


Douro Litoral


O Douro Litoral é a província portuguesa constituída por 1 distritos e 18 concelhos.

          Distrito do Porto: Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa do Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Beira Interior



A Beira Interior é uma província portuguesa, constituída por 3 distritos e 41 concelhos, sendo que 11 deles pertencem ao distrito de Castelo Branco, 14 ao distrito de Guarda e 24 ao distrito de Viseu.

          Distrito de Castelo Branco: Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão.
          Distrito de Guarda: Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
          Distrito de Viseu: Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Beira Litoral




A Beira Litoral é uma província portuguesa, constituída por 3 distritos e 50 concelhos, sendo que 19 deles pertencem ao distrito de Aveiro, 14 ao distrito de Coimbra e 17 ao distrito de Leiria.

          Distrito de Aveiro: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.
          Distrito de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Tábua, Soure e Vila Nova de Poiares.
          Distrito de Leiria: Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal e Porto de Mós.

Estremadura






A Estremadura é uma província portuguesa, constituída por 2 distritos e 29 concelhos, sendo que 16 deles pertencem ao distrito de Lisboa e 13 ao distrito de Setúbal.

          Distrito de Lisboa: Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
          Distrito de Setúbal: Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sines.

Ribatejo


O Ribatejo é a província portuguesa constituída por 1 distritos e 21 concelhos.

          Distrito de Santarém: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

O Ribatejo é uma província com uma área extensa de campos verdejantes onde o cavalo e o touro são, sem dúvida nenhuma a imagem mais marcante desta região.

Alentejo




O Alentejo é uma província portuguesa, Constituída por 3 distritos e 47 concelhos, sendo que 14 deles pertencem ao distrito de Évora (Alto Alentejo), 18 ao distrito de Beja (Baixo Alentejo) e 15 ao distrito de Portalegre (Alto Alentejo).
          Distrito de Évora: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.
          Distrito de Beja: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa e Vidigueira.
          Distrito de Portalegre: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre e Sousel.
A província do Alentejo é a maior de Portugal, conta com planícies douradas no interior e algumas das melhores praias no litoral. 
Região onde o vinho é de excelência, sendo de extrema qualidade e reconhecida internacionalmente.

Algarve


O Algarve é a província portuguesa mais a sul do país, tem uma área de 5.412 km2 constituída por o  distrito de Faro e dele fazem parte 16 concelhos.
          Distrito de Faro: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

O Algarve é uma província com uma extensa costa de areais dourados e águas mornas, conta também com encantos naturais que não são menos atractivos que as belas praias.
Região usualmente "dividida" em Barlavento e Sotavento.
Podemos dizer que no Barlavento Algarvio foram muitos os povos que foram deixando as suas marcas por estas paragens ao longo dos anos e com o decorrer das diferentes épocas e civilizações, sendo os Fenícios os que costumam ser apontados como tendo sido dos primeiros a marcar presença neste território, desta zona fazem parte os concelhos de Albufeira, Aljejur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.
Sobre o Sotavento Algarvio podemos falar sobre sobre os areais dourados a perder de vista com águas mais tranquilas e mais quentes, devido a proximidade do Mediterrâneo, ou o Parque Natural da Ria Formosa com paisagens lindíssimas, onde é fácil obter fotografias magnificas devido a beleza natural existente, desta zona fazem parte os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.
É a região turística mais importante de Portugal, graças ao seu clima temperado mediterrâneo, as águas são tépidas e calmas, tem também bonitas paisagens naturais, património histórico e uma belíssima gastronomia. 

Símbolos representativos da região
Esta região é, normalmente, associada por dois símbolos, as amendoeiras em flor e as chaminés algarvias.


Casa Típica
A casa, arquitectura algarvia tem uma forte influência árabe, deixada pelos mouros que por aqui andaram durante milhares de anos, os pormenores que mais distinguem estas casas são as açoteias, as chaminés decoradas e o branco da cal das paredes.





Traje Algarvio
Podemos ver a beleza do traje minhoto nos muitos ranchos existentes na região, onde uma das danças tradicionais é o corridinho, que é dançados aos pares ficando as senhoras por dentro e os homens por fora da roda, girando no mesmo lugar, movendo os pés de forma rápida.
O vestuário das senhoras é feito com tecidos de cores escuras e chapéu de feltro de aba direita que é colocado sobre um lenço dobrado na diagonal, caindo a sua ponta sobre as costas, também o traje dos homens é de roupas escuras.




Açores



Os Açores é um dos arquipélagos portugueses, nele constam 9 ilhas e 19 concelhos e ilhéus inabitados, as Formigas.
         Corvo: Corvo.
         Flores: Laje da Flores e Santa Cruz da Flores.
         Faial: Horta.
         Graciosa: Santa Cruz da Graciosa.
         Pico: Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico.
         São Jorge: Calheta e Velas.
         Terceira: Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
         Santa Maria: Vila do Porto.
         São Miguel: Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo.

O Arquipélago dos Açores conta com paisagens únicas e deslumbrantes algumas delas proporcionadas pelos vulcões aqui existentes.

Madeira


A Madeira é um dos arquipélagos portugueses, nele constam 4 ilhas e 11 concelhos.
          Ilha da Madeira: Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana e São Vicente.
          Porto Santo: Porto Santo.
          Desertas, Selvagens

O Arquipélago da Madeira é um paraíso verde no meio do Oceano Atlântico com altas falésias que caem na vertical sobre a espuma das ondas do mar.
Vista de cima a Ilha da Madeira parece um manto verde florido, com montanhas, vales e inúmeros cursos de água que correm pela ilha ajudando a sobressair a beleza de tão magnífica paisagem.
Além do turismo a que realçar nesta ilha as belas flores nela existentes e o tão famoso Vinho da Madeira.